5 minutos de História: A ETA

Julho 18, 2017/Blog

O que é: ETA é a sigla de Euskadi Ta Askatasuna, nome basco que significa Pátria Basca e Liberdade. Foi fundada em 1952 por um grupo de universitários. É considerada uma organização terrorista pela União Europeia. No final da década de 1960 tornou-se uma organização paramilitar separatista que luta, através de ação direta, pela independência da região histórica do País Basco.

O que fizeram:
O País Basco ocupa, atualmente, uma parte de Espanha e outra de França (sobre os dois lados dos Pirenéus) e embora o conflito também seja sentido em solo francês foi em Espanha que se deram os ataques armados mais violentos. A organização funciona maioritariamente através de atentados anunciados previamente, como o que aconteceu em 1987 num centro comercial de Barcelona, que originou a morte de 21 civis e vários feridos. No entanto, em 2006, a explosão de um carro-bomba no Terminal 4 do Aeroporto Madrid-Barajas não foi anunciada. Desde 1968 esta organização já foi responsabilizada pela morte de mais de mil pessoas e por ferimentos causados a milhares de outras.

Conclusão:
Os povos bascos conseguiram preservar as suas características culturais e linguísticas ao longo dos séculos e ainda hoje sentem o desejo de auto-governação, autonomia e independência política. O País Basco conta hoje com o mais elevado nível de autorregulamentação estatal da União Europeia. Ao longo dos anos foram criados Grupos Antiterroristas de Libertação e foram levadas a cabo detenções e extradições de membros da ETA ao mesmo tempo que tanto a sociedade espanhola como a basca se manifestaram contra a organização. Muitos membros da ETA estão presos em vários países. A 8 de Abril de 2017, através de uma operação mediática a ETA entregou armas, toneladas de explosivos e milhares de munições às autoridades, ao fornecer as coordenadas de 8 locais que serviam de depósito ao grupo terrorista. O Governo espanhol considerou este desarmamento da ETA como uma tentativa de obter ganhos políticos.

Teresa Rolla

TeresaRolla.com