Fast Bio: Einstein

Julho 10, 2017/Blog

Nome: Albert Einstein

(Nasceu em Ulm a 14 de Março de 1879 e morreu em Princeton a 18 de Abril de 1955.)

Nacionalidade: Alemão;

Religião: Judeu não praticante;

Escola: Estudou na Escola Politécnica de Zurique. Publicou artigos académicos revolucionários. Acumulou cargos em Universidades e Instituições.

Vida: Renunciou à nacionalidade alemã e adquiriu nacionalidade suíça. Trabalhou num escritório de patentes suíço. Casou com Mileva Maric de quem teve dois filhos. Divorciou-se e voltou a casar com Elsa Lowenthal, sua prima em primeiro grau. Quando Hitler chegou ao poder na Alemanha, Einstein emigrou para os EUA, onde se naturalizou e permaneceu até à data da morte.

Influências: Isaac Newton

Geografia: Alemanha, Suíça, Estados Unidos.

Conhecido por: Pai da Teoria da Relatividade Geral e Prémio Nobel da Física.

Criticado por: Esteve intimamente ligado à criação da bomba nuclear embora tenha criticado a utilização da fissão nuclear como uma arma, prova disso é o manifesto que escreveu a par com o filósofo Bertrand Russel onde ambos destacaram o perigo das armas nucleares.

Música: Tocava violino e piano. Schubert, Bach, Mozart e Beethoven foram, em diversas ocasiões, a banda sonora da sua vida.

Ficção: São vários os filmes e séries dedicadas a esta personagem que mudou a história do século XX, destacando-se a primeira temporada da série “Genius” produzida pela National Geographic. Einstein também foi autor de vários livros não científicos.

Frase: “Eu cometi um grande erro na minha vida quando assinei a carta ao presidente Roosevelt onde recomendei a construção da bomba atómica, mas nesse tempo havia uma justificação – o perigo de que os alemães a construíssem.”

Teresa Rolla

TeresaRolla.com