5 minutos de História: O Caso Watergate

Julho 4, 2017/Blog

O que é: “Caso Watergate” é o nome do famoso escândalo que ocorreu na década de 1970 nos Estados Unidos da América. A 18 de Junho de 1972 dois repórteres do Washington Post tornaram notícia aquilo de que já se suspeitada: o Partido Democrata estava sob escuta e vários documentos tinham sido “roubados” através de registo fotográfico na sede do Comité Nacional do partido situado no Complexo Watergate.

Quem participou: Richard Nixon, membro do partido republicano, foi eleito Presidente dos Estados Unidos em 1968 e, em 1972, voltava a concorrer à presidência quando se deu o escândalo, durante as eleições. O caso tomou proporções gigantescas porque alguém que se autointitulava como “Garganta Funda” alegou de forma anónima que Nixon sabia das alegadas ações ilegais que tinham sido cometidas contra a oposição.

Conclusão: A investigação decorreu nos anos seguintes e através de gravações de conversas confidenciais que Nixon manteve, ficou provado o seu envolvimento inequívoco no caso de corrupção contra o Comité Nacional Democrático. Declarações falsas e enganosas, retenção de provas e informações relevantes, interferência na condução de investigações e suborno de testemunhas foram algumas das acusações que colmataram no processo de impeachment a Nixon. A 9 de Agosto de 1974 Nixon renuncia ao cargo de Presidente dos Estados Unidos antes de ser oficialmente afastado. O discurso proferido no dia anterior onde alega as suas intenções de renunciar ao cargo foi transmitido ao vivo para todo o mundo e bateu recordes de audiências.

A 31 de Maio de 2005, o ex-vice-presidente do FBI W. Mark Felt, revelou ser o “Garganta Funda”.

Teresa Rolla

TeresaRolla.com